Como adicionar um disco em uma VM Linux no Azure

Como adicionar um disco em uma VM Linux no Azure.

Fala galera, fico feliz em receber sua visita aqui no meu blog, seja muito bem vindo, hoje vamos falar sobre como adicionar um disco de dados em uma VM Linux, alguns dias atrás acabei lendo algumas instruções erradas em um grupo do telegram e por isso resolvi fazer esse vídeo.

Agenda:
  • Criar novo disco e anexar via Azure CLI;
  • Particionar o disco;
  • Formatar o disco;
  • Montar o disco no Linux;
  • Persistir o disco no S.O Linux.

Borá para o vídeo, abaixo vou deixar alguns pontos importantes.

Discos:

O Microsoft Azure possui dois modelos de discos, os discos gerenciados (Managed Disks) e os discos não gerenciados (Unmanaged disks).

Discos gerenciados: São discos gerenciados pelo Microsoft Azure e com isso você não precisa de uma conta de armazenamento ao criar um novo disco. Como a conta de armazenamento é gerenciada pelo Azure, você não tem controle total dos discos.

managed disks on azure

Discos não gerenciados: Você precisa de uma conta de armazenamento para alocar os discos antes de cria-los. Como a conta é criada e pertence a você, você tem controle total aos discos. Além disso, você precisa cuidar da criptografia, plano de recuperação e outros.

É possível migrar um disco não gerenciado para discos gerenciados, eu demonstrei em um outro vídeo aqui do blog/canal, clique aqui.

Eu particularmente sugiro que você leia a documentação para entender a fundo as diferenças, fui bem raso nesse exemplo, acredite existem ótimos motivos para que você utilize discos gerenciados (Managed Disks).

Tipos de discos:
  • Disco Ultra
  • SSD Premium
  • SSD Standard
  • HDD Standard

Cada um desses discos possui um objetivo principal, cuidado ao escolher discos Premium para ambientes não produtivos, o custo pode te assustar um pouco, dimensione os discos de maneira consciente sem exageros.

Quero deixar como referencia algumas documentações para que possam conhecer mais afundo os discos do Microsoft Azure.  

Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje sobre Como adicionar um disco em uma VM Linux no Azure, aqui tudo é sempre feito com todo carinho para galera.

Se inscreva em meu canal do YouTube e caso queira estar mais próximo de minha comunidade acesse meu grupo no telegram aqui.

Não esqueça de ver nosso último vídeo aqui do canal ensinando a criar uma VM Linux, forte abraço e até a próxima!

[];

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *