Como criar uma VM Linux no Azure Portal e Azure CLI

Como criar uma VM Linux no Azure Portal e Azure CLI

Fala galera, sua presença aqui no blog é muito importante, espero poder te ajudar com o vídeo Como criar uma VM Linux no Azure Portal e Azure CLI, a ideia é falar de alguns pontos importantes e demonstrar como é fácil criar uma VM Linux no Microsoft Azure.

Agenda:

  • Criar VM Linux via Azure Portal
  • Deploy de VM Linux via Azure CLI
  • Utilização do Cloud-init

 

Opções de pagamento Virtual Machine – VM.

 

Pago pelo uso:

Nesse modelo você vai pagar exatamente pelo uso da capacidade computacional e pode interromper a utilização quando achar necessário, recomendado para quem está começando no Microsoft Azure, soluções de curto prazo ou soluções que precisam ser estendidas para Nuvem em momento de pico, alta demanda.

Instâncias Reservadas:

As instâncias reservadas é um modelo de compra adiantada e você pode efetuar uma reserva para 1 ou 3 anos, Nesse modelo você pode conseguir até 72% de desconto. O modelo é flexível e você pode trocar o tipo de instância e até devolver ser necessário, sua utilização é recomendada para workloads planejados e precisa de previsibilidade do seu orçamento.

Spot:

O modelo de instâncias Spot você pode chegar a um desconto de até 90% para essa capacidade computacional não utilizada, esse é o motivo do desconto, capacidade computacional do Microsoft Azure ocioso, é importante falar que os 90% é comparando com instâncias pagas de uso. Esse modelo é recomendado para quem precisa de reduções significativas e seu workload não tenha problemas com interrupções pois para esse modelo não existe SLA, quando a Microsoft precisar da capacidade computacional você será notificado 30 segundos antes da interrupção.

Availability Set x Availability Zone.

 

Availability Set:

Duas ou mais instâncias que faça parte de um conjunto de disponibilidade (Availability Set) de forma grotesca é você informar ao Microsoft Azure que essas instâncias não podem ficar no mesmo rack, rede elétrica ou rede de dados e que se necessário uma parada planejada ou não isso não aconteça em todas as instâncias no mesmo conjunto causando uma interrupção em sua solução, esse modelo oferece 99,95 de SLA.

Imagem ilustrativa do Availability Set

Availability Zone:

Uma zona de disponibilidade é um local físico, possui toda estrutura de um datacenter, energia, rede de dados e refrigeração. Pode ser composta por um ou mais datacenters que estão em uma região respeitando uma latência aceitável para suportar aplicativos críticos e altamente disponível, esse modelo oferece 99,99 de SLA.

Imagem ilustrativa do Availability Zone

Visão geral Cloud-init.

Cloud-init é uma solução utilizada para personalização de Máquinas Virtuais Linux quando inicializada pela primeira vez, a solução possui documentação própria que você pode encontrar aqui

Uso comum:

  • Instalação de pacotes;
  • Upload / criação de arquivos;
  • Configuração de usuários;
  • Segurança.

Boas práticas para uso de IaaS, Máquinas Virtuais.

  • Proteja suas VMs com controle de acesso;
  • Utilize mais de uma VM para garantir disponibilidade, Availability options;
  • Garanta que sua VM possui uma solução contra malware;
  • Faça gerenciamento de suas atualizações;
  • Monitore o desempenho de suas VMs;
  • Utilize da criptografia de disco para proteção dos dados;
  • Não deixe suas VMs conectadas diretamente a internet.

 Abaixo quero deixar algumas documentações que você possa querer consultar, espero que tenha gostado do conteúdo apresentado nesse post e aproveito para te convidar a conhecer outros conteúdos publicados aqui no Blog.

Documentações:

Az vm create documentação Microsoft Azure.

Preparar uma imagem customizada com Cloud-init.

Utilização do Cloud-init no Microsoft Azure.

Documentação de preços VMs Linux e VMs Windows.

Códigos utilizados para o laboratório do vídeo github.

Quer manter contato comigo e minha comunidade acesse nosso grupo no telegram clicando aqui, se puder me apoiar se inscreva aqui no blog e no meu canal do YouTube você vai impulsionar o meu trabalho com a comunidade.

Já ia me esquecendo, não deixe de prestigiar o último post que fiz sobre AKS – Azure Kubernetes Services, ficou animal!!!

Bom galera era isso que eu tinha para vocês hoje, espero que tenha gostado, deixe sua sugestão ou dúvida nos comentários abaixo.

[];

 

1 comentário em “Como criar uma VM Linux no Azure Portal e Azure CLI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *