VPN Site to Site com pfSense

VPN Site to Site com pfSense!

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Hoje trago um vídeo sobre VPN Site to Site, a cada dia a virtualização e a computação em nuvem tem se tornado um ótimo recurso para redução de custo e com isso os servidores e serviços de T.I estão cada vez mais centralizados.

A VPN Site to Site vai te ajudar nesse tipo de ambiente, empresas que possuem mais de uma planta/site e precisam acessar recursos de outras localidades como se estivesse localmente.

VPN_SITE_TO_SITE

Rede privada virtual, do inglês virtual private network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). 

Quer ver e entender melhor como isso funciona? Veja o Vídeo abaixo!!!

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, deixe seu like no vídeo isso ajuda a entender se o conteúdo ficou bom ou não, compartilhe a vontade!!!

Obs. O proximo video de pfSense só de depende de vocês, para um novo video de pfSense preciso que esse alcance 2 mil visualizações.

Ref.:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_network

https://doc.pfsense.org/index.php/VPN_Capability_IPsec

Era isso meus amigos, um forte abraço a todos!!!!

[];

32 comentários em “VPN Site to Site com pfSense

  • Ótima aula, gostei!
    Só uma pergunta. Se o cliente não tiver IP FIXO tanto na filial como na matriz, pode usar um ddns neste caso? A internet que a Matriz e a Filial vai usar vai ser internet local do próprio ambiente?

    • Henrique,

      Você pode encontrar dificuldades na configuração com esse tipo de ambiente IP dinâmico, mas funciona! Sim a internet será sempre o Gateway do host, normalmente da rede local.

  • Luiz muito bom este post vpn ipsec site to site minha unica duvida e o seguinte
    o serviço esta rodando porem se eu desligar uma das pontas a conexão nao reestabelece tenho de ir no pfsense principal e restartar o serviço na mão existe alguma maneira de voltar sozinho?

    • Boa noite amigo,

      Na realidade ele deve voltar a se conectar com a outra ponta, ele faz tentativas e se tudo estiver ok, deveria se conectar, caso contrario é renegociar.

      forte abraço!

  • Depois de alterar para V2 e selecionar os certificados, em ambos, ele continua a não conectar.
    Já revi tudo e refiz as configs, mesma situação.
    PFSENSE 2.4.3-RELEASE-p1 (amd64)

  • Descobri o problema, pode ser uma mudança na versão…
    Pesquisando no proprio site do PFSENSE sobre o IPSEC, eles informam para criar a CA e o certificado no servidor principal (Matriz) colocando o nome do servidor no “Common name” e no servidor principal (Matriz) ainda, criar o certificado para o servidor filial com o nome do servidor da fillial no Common Name, exportar e importar no servidor filial o CA e o certificado, depois configurei o IPSEC e ai sim conectou.

    • Fala Renan, Show!!

      Obrigado por compartilhar a solução do problema que você acabou encontrando, certamente será de grande ajuda para outros visitantes aqui do blog.

      Forte abraço!!

  • Bom dia amigo,
    agradeço a vossa ajuda com relação a um projecto que preciso implmentar.

    eu tenho quatro (4) sites para interligar via VPN Site-to-Site. quando eu faço o meu Lab ela fica operacional, mas no lab cada firewall so tem uma interface LAN, mas no meu mundo real, cada firewall tem mais de 8 intreface LAN virtuais. infelizmente consigo colocar operacional o VPN Site-to-Site.

    por favor, ajudem-me

  • amigo bom dia amigo,
    realmente consigo fazer como fez no vídeo, mas em produção numa rede que tem varias VLANs infelizmente não dá certo.

    tens alguma ideia de como resolver isso?

  • Boa noite ,

    Montei um laboratório virtual mas com situação real. Liguei 2 pfsense, um em minha casa outro na casa do meu parceiro. Estamos trabalhando com DDNS e a VPN IPSec estabelece a conexão, porém, quando tentamos realizar o ping a rede LAN do pfsense1 (192.168.10.0) não enxerga a rede LAN do pfsense2 (192.168.20.0). Será necessário criar algum tipo de rota para cada rede? Na configuração do IPSec as opções My IP Identifier e Peer IP Identifier estão com os DDNS, isso afeta em algo relacionado as redes LAN?

  • Aula muito bem explicada.

    Luiz consegue me ajudar?
    Criei a conexão site to site e está funcionando perfeitamente, porém os clients L2TP não conseguem acessar a rede do ipsec.

    • Fala meu amigo, desculpe a demora na resposta!!!

      Acredito que seja problema com roteamento e ou regras de firewall, sugiro validar essas configurações.

      A documentação ajuda bastante!

  • uma pergunta, estou, estou tentando fazer um vpn ikev2 com entre um pfsense e um fortigate. mas não está conseguindo levantar. Você poderia me dizer como tentar encontrar o erro?

  • Olá, caso eu faça toda a configuração de acordo com o IP Público que tenho setado hoje no servidor, e futuramente eu troque de provedor, consequentemente setando outro IP no servidor, as configurações de VPN no cliente para funcionar, é só ir no servidor e baixar um novo arquivo e instalar, ou tenho que configurar tudo do zero novamente para funcionar? Digo isso, pois setamos um outro IP e mesmo baixando um novo arquivo, que nele já vem o novo IP setado nas configurações, a conexão VPN do cliente com o servidor não funciona mais…

    Obrigado pela atenção.

  • Luiz, bom dia!

    Estou com o seguinte cenário, preciso conectar nossa empresa com a empresa de um cliente através do site-to-site, porém o cliente possui 4 redes LAN com faixas de IP’s diferentes, minha dúvida é se consigo apontar essas 4 redes no PfSense para ter acesso aos recursos dessas redes do cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *